O trem só anda atrasado

by

Aqueles que acharam que eu tinha desistido de postar aqui  se enganaram. Eu voltei!! :-D

Antes de mais nada peço desculpas aos seguidores pela minha ausência. Meus horários mudaram um pouco e tive dificuldades em me adaptar.

Trem

Nesse período sumido, outras coisas além dos meus horários também mudaram. Uma delas é que agora definitivamente sou usuário da CPTM e do Metrô, e é sobre algo que ouvi dentro de um trem da CPTM que resolvi escrever aqui hoje.

Meu itinerário é bem trash. Embarco na estação Santo Amaro, faço baldeação em Presidente Altino e na Barra Funda pego o Metrô para casa.

Semana passada ao entrar no trem em Presidente Altino, percebi que as portas do trem demoraram para fechar e então ouvi o aviso do “maquinista”: “Não segurem as portas. Isso atrasa todos os trens”.

Do meu lado, havia um senhor com semblante cansado mas ao mesmo tempo tranquilo que logo respondeu: “O trem só anda atrasado”.

Andamos mais uma estação e novamente o aviso: “”Não segurem as portas. Isso atrasa todos os trens”. Tão automático quanto o aviso, veio novamente a resposta do senhor: “O trem só anda atrasado”.

Isso se repetiu até que eu chegasse na Barra Funda.

A principio fiquei pensando naquilo e rindo, porque acabou se tornando uma situação engraçada, mas depois de um tempo vi que aquilo talvez se encaixasse em outras situações da nossa vida.

Imaginei a situação daquele mesmo homem que já não era um menino e possivelmente voltava de um dia inteiro de trabalho duro.

Quantas vezes ele havia pedido para não segurarem as portas do seu trem e ignorado passou a acreditar que o trem realmente só anda atrasado?

Quantas vezes você, meu caro leitor teve que aceitar ou se conformar que o trem está sempre atrasado?

Voltando para a situação real, fiquei observado o comportamento das pessoas nos dias seguintes ao que acabei de relatar para tentar descobrir porque os usuários insistem em segurar as portas do trem.

Confesso que não cheguei a nenhuma conclusão mirabolante, mas uma coisa eu pude perceber. As pessoas seguram as portas para não ter que esperar o próximo trem e se esquecem que milhares de outras pessoas estão lá dentro da composição também loucas para chegar em casa, abraçar a esposa, o marido e os filhos.

Trazendo isso para situações da nossa vida, quantas vezes nos deparamos com algo similar?

Você faz sua parte, cumpre sua obrigação e por conta das atitudes de outros acaba sendo penalizado.

Quantas horas extras você já fez porque outra pessoa deixou de fazer sua obrigação?

Quantas broncas você levou dos seus pais porque seu irmão aprontou alguma e não assumiu a culpa?

Quantas vezes você brigou com sua namorada porque alguem criou uma situação para que isso acontecesse?

Enfim, segurar as portas do trem pode ser legal e até engraçado para você que não quer esperar mais 10 minutos pela próxima composição, mas atrapalha milhares ou até milhões de pessoas que nada tem a ver com o seu atraso ou as suas necessidades.

Para finalizar, lembro do que ouvi em uma palestra do astronauta Marcos Pontes.

Quando perguntado sobre a sensação de ver a Terra do espaço ele disse que de lá percebeu como nós seres humanos somos pequenos quando comparados com o universo. Uma simples pessoa em meio a uma imensidão de estrelas, planetas e muitas outras coisas que ainda estão muito longe do nosso conhecimento, e mesmo assim insistimos em segurar a porta do trem.

 

 

3 Respostas to “O trem só anda atrasado”

  1. Robson Says:

    É meu caro, aqui no Brasil é assim mesmo. A grande maioria está mesmo é preocupada com o seu umbiguinho sujo e não para pra pensar em uma coisa muito importante chamada coletivo.
    O pensamento da maioria é “se eu garantir o meu, o resto que se dane!”
    Sinceramente não sei o que seria necessário para mudar esse comportamento pequeno e limitado de tanta gente.
    Enfim, eu tento dar o bom exemplo. Sou educado, não empurro ninguém nem seguro portas de trens ou coisa parecida.
    Ah, eu sei que não é só no Brasil que isso ocorre mas, eu não sou europeu (que pena) nem estado unidense. :)
    Abraço

    • André Alves Says:

      Realmente a falta de educação é um mal do ser humano e não exclusivo do brasileiro, mas aqui a falta de pensamento coletivo é uma coisa que beira ao ridiculo.

      Como eu citei no post, quem nunca se ferrou pq um outro alguém decidiu se ver como o centro do universo??

      Mas é isso, nós que temos um minimo de senso critico tentamos dar o exemplo e vamos sofrendo com a postura do povão.

  2. Bia Says:

    Nossa passo por isso todos os dias e hoje foi um dos piores, você sai do vagão para as pessoas sairem e não consegue mais entrar.. Fazer o que a minha parte eu tento fazer, esse post deveria ser lido por todos, principalmente por quem “segura a porta do trem”, atrasando a vida de tantas outras pessoas…

    Semana abençoada pra vcs.

    http://www.simplismentesabrina.wordpress.com

Deixe um comentário

